Notícias

Em busca do sonho olímpico, carateca Douglas Brose embarca para Paris: “Quero muito essa vaga”

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Conhecido mundialmente como um dos principais caratecas da última década, Douglas Brose finalizou sua preparação em solo brasileiro e embarcou para França, onde disputará o Pré-Olímpico de Paris de 11 a 13 de junho, em busca da tão sonhada vaga olímpica.

“Mesmo com todos os títulos já conquistados, considero essa competição a mais importante da minha vida. Todos sabem o meu esforço para que o karatê se tornasse um esporte olímpico e quero muito essa vaga para poder fazer parte desse momento histórico”, revelou o bicampeão mundial.

Com mais de 28 anos vivendo intensamente o karatê, Brose é sinônimo de dedicação, foco e, principalmente, títulos. Foram meses de uma preparação intensa e que na reta final contou com o auxílio do também carateca e lutador profissional de MMA, Marcio Lyoto.

“Mesmo com a dificuldade da pandemia, conseguimos fazer uma excelente preparação. Nos primeiros meses montei uma estrutura em casa para poder continuar treinando normalmente, sempre com o apoio irrestrito da minha esposa e treinadora Lucélia Brose. Nessa reta final contei com a ajuda do grande lutador Marcio Lyoto, que por ser mais alto e mais pesado, me ajudou muito nessa adaptação da nova categoria. Tenho certeza que vamos deixar o nosso melhor na competição”, destacou Douglas, que lutará na categoria -75 kg.

O Pré-Olímpico vai funcionar como uma repescagem mundial para as Olimpíadas de Tóquio. Todos os países sem caratecas classificados poderão inscrever um representante por categoria. Ao todo, serão 72 atletas de 72 países diferentes.

A competição será disputada em eliminatórias simples, e os caratecas que forem eliminados pelos dois finalistas disputam outras duas vagas na repescagem. Esses quatro atletas (os dois finalistas da primeira etapa e os dois classificados da repescagem), lutarão no sistema “todos contra todos”. Ao final, os três melhores ficam com uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio.