Notícias

Tricampeão mundial de karatê, Douglas Brose entrará nos tatames pela última vez no Pan de Santiago

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Divulgação/Gokhan Taner

Na próxima sexta-feira (03), em Santiago, no Chile, se encerrará uma das trajetórias mais vitoriosas do esporte brasileiro. Tricampeão mundial, cinco medalhas de Jogos Pan-Americanos, Pentacampeão do US Open, Jogos Mundiais, Campeonatos Nacionais, foram alguns dos títulos conquistados pelo carateca Douglas Brose, o “campeão de tudo”.

Um dos atletas mais respeitados do mundo na sua modalidade, Douglas Brose anunciou no final do ano passado que encerraria sua carreira após a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

“Não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas em conjunto com a minha família optei em colocar um ponto final nesse ciclo maravilhoso da minha vida. O orgulho de tudo que conquistei e o tanto que batalhei para dar mais visibilidade para esse esporte é muito grande. 2023 foi uma das temporadas que eu mais me dediquei nos treinamentos, justamente para tentar fechar essa história com mais uma medalha de ouro para o Brasil”, revelou o lutador, que também é sargento do exército brasileiro.

Natural de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, mas radicado em Florianópolis, onde reside desde os seis anos, Douglas Brose iniciou a prática do karatê muito cedo, ainda com sete anos de idade, no colégio Tradição, na capital catarinense.

Referência para muitos atletas no Brasil e no exterior, o brasileiro viaja o mundo ministrando seminários e treinamentos para difundir cada vez mais o esporte.

“Eu devo continuar dentro do karatê com os seminários e palestras por todas as partes do mundo. Existe a possibilidade de participar na parte organizacional do esporte também, mas vou analisar tudo com calma e serenidade para seguir ajudando o esporte que tanto me deu alegria”, destacou Brose, reeleito pela terceira vez, na última semana, no Mundial de Budapeste, membro da comissão mundial de atletas.

Sobre a sua última competição, Brose está na expectativa de conquistar sua sexta medalha nos Jogos Pan-Americanos ao lado de familiares e amigos que viajaram à Santiago para acompanhar a “última dança”.

“Estou feliz e com a sensação de dever cumprido. Acredito que levei o nome do meu país ao patamar mais alto de um esporte fantástico que é o karatê. Me preparei muito para esse momento. Confesso que o nervosismo ainda bate, mesmo com tantos anos de carreira. Lutar ao lado da minha família e amigos sabendo que será minha última competição, faz com que passe um filme na cabeça. Vou buscar mais uma medalha para o Brasil”, finalizou o carateca, que é treinado pela sua esposa, a também ex-carateca Lucélia Brose.

A primeira luta está marcada para a próxima sexta-feira (03), às 14 horas (horário de Brasília), contra um adversário que ainda não foi definido.