Notícias

Seleção da Champions League 2011/2012, Gustavo Manduca acompanha sucesso do filho nas categorias de base do Torino

segunda-feira, 11 de março de 2019

Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Filho de peixe, peixinho é. A expressão serve bem para resumir o momento de Gustavo Manduca. Aos 38 anos, ele pendurou as chuteiras após a temporada de 2014/2015 pelo Apoel, do Chipre. Por lá, foi ídolo, inclusive entrando na seleção da Champions League de 2011/2012 e dividindo espaço com Iniesta, Messi e Cristiano Ronaldo. Naquela edição, Manduca marcou seis gols, sendo um deles contra o poderoso Real Madrid, nas quartas-de-final da competição.

Gustavo Manduca tem três filhos (Maria Eduarda, Gustavo e Isac). O filho do meio, Gustavo, de 10 anos, já segue os passos do pai e vem demonstrando bastante talento. Catarinense da cidade de Urussanga, Gustavo Manduca colocou o seu filho (Gustavo) para participar do projeto Torino FC Academy Brasil, que fica localizado na cidade de Florianópolis, no Lagoa Iate Clube (LIC).

Desde os primeiros treinamentos, Gustavo demonstrou bastante qualidade dentro e fora das quatro linhas. O desempenho do jovem atleta abriu as portas para que ele pudesse passar um período nas categorias de base do Torino FC, na Itália. Tudo isso, através do intercâmbio consolidado com o Torino FC Academy Brasil. Em setembro de 2018, Gustavo (filho de Manduca) ficou um período treinando no time da cidade de Turim e acabou sendo aprovado pelo staff do clube italiano.

No final de janeiro de 2019, Gustavo Manduca foi em definitivo com sua família residir na Itália para que o seu filho tenha a oportunidade de atuar nas categorias de base do Torino e, quem sabe, possa seguir os passos do pai. “Estamos próximos de completarmos dois meses na Itália. A adaptação tem sido ótima. A cidade tem ótima estrutura e o clube vem dando todo suporte necessário ao meu filho e a minha família. São muito organizados. O fato do Gustavo ter vindo para cá antes, em setembro, facilitou também na adaptação. Todos ficaram entusiasmado quando ele voltou ao clube. Fui jogador e não estou colocando nenhuma pressão nele. Está sendo tudo muito natural. O Gustavo tem 10 anos. Ele está aproveitando a oportunidade também de conhecer uma nova cultura”, relatou o ex-jogador e pai, Gustavo Manduca.

Por semana, Gustavo participa de três treinamentos no Torino e nos fins de semana atua em torneio não oficiais, enquanto aguarda ser oficialmente um atleta federado da Itália. Apesar do pouco tempo, Gustavo já vem comprovando a fama de artilheiro e dos cinco torneios que disputou foi artilheiro em três. “O futebol italiano é bem diferente do brasileiro. É mais competitivo e organizado taticamente. A cada semana o Gustavo vem evoluindo e a estrutura que o clube dá a ele, com muito profissionalismo, facilita essa rápida adaptação”, admitiu Manduca.

Fundador do Torino FC Academy Brasil, Daniel Minorelli, está lisonjeado de ter um atleta que saiu do projeto brilhando em solo italiano. “Estamos colhendo tudo que plantamos. A rápida adaptação do Gustavo no Torino é resultado de tudo que ele vivenciou com a gente aqui no Brasil. Será uma experiência maravilhosa para ele e para sua família. Esperamos que novos jogadores possam sair do nosso projeto e trilhem um caminho de sucesso”, finalizou.