Notícias

No dia mundial de conscientização do autismo, Sávio Bortolini cobra locais especializados para o tratamento

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Nomeado o embaixador da AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo) no Brasil, Sávio Bortolini, o ex-atacante de Flamengo e Real Madrid, aproveitou o dia mundial de conscientização do autismo (02 de abril) para cobrar uma atenção especial das autoridades na criação de centros especializados para tratamento dos autistas.

Para Sávio Bortolini, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), do Sistema Único de Saúde, que foram os locais designados pelas autoridades como responsáveis para esse tipo de tratamento, não oferecem as condições necessárias. “Esses centros também tratam outros tipos de patologias e o autismo é uma síndrome que apresenta vários espectros e varia de pessoa para pessoa, portanto acho necessário disponibilizarmos locais específicos para um tratamento mais qualificado”, destacou.

Essa vem sendo uma das grandes reclamações dos especialistas que lutam por essa causa. A Lei da Política Nacional de Proteção dos Direitos do Autista (Lei 12.764/2012), não vem sendo aplicada na íntegra. “Precisa se cumprir a lei. O autista precisa de um local especializado, com pessoas qualificadas, para fazer esse tipo de atendimento e hoje todos sabem que o CAPs não é o local mais adequado, sem contar a fila de espera que é enorme”, alertou Sávio.

No final do ano passado, em Vitória, no Espírito Santo, Sávio foi um dos organizadores do evento “Gol Azul”, um jogo beneficente que contou com a presença de vários craques do futebol capixaba e nacional. O objetivo foi chamar a atenção da população sobre a necessidade de um melhor atendimento das pessoas com autismo.