Notícias

Após ’vencer’ rigoroso inverno búlgaro, Matheus Leoni projeta retorno e mira classificação na liga nacional

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Foto: Divulgação/Beroe

Entre os meses de dezembro e março ocorre o período de inverno na Europa. Nesta estação, muitos países registram temperaturas negativas em seus termômetros. Na Bulgaria não é diferente. Por lá, o frio e a neve tomam conta das cidades. Isso dificulta a prática de muitos esportes, como o futebol, que em todas as temporadas tem a sua liga nacional paralisada por cerca de dois meses.

Na Bulgaria desde 2017, o lateral-esquerdo Matheus Leoni, de 27 anos, sabe bem como é enfrentar o frio do país. O brasileiro, que atua no Beroe Stara Zagora, comenta sobre esta “luta” contra as baixas temperaturas. “Por ter vindo do futebol da Suíça, acredito que não tive tantas dificuldades para me adaptar ao clima aqui da Bulgaria. Mesmo assim, acabo enfrentando as dificuldades ocasionadas pelas baixas temperaturas do país. A pausa na liga nacional é uma delas. Felizmente, o Beroe possui uma estrutura muito boa e durante este período sem jogos nós costumamos realizar amistosos em outros países aqui da Europa também”, disse o jogador, natural de Porto Velho (RO).

Nas últimas semanas, o Beroe realizou uma intertemporada na Turquia e disputou seis partidas amistosas, onde Matheus Leoni chegou a anotar dois gols. Agora, a equipe foca as suas atenções no retorno da Liga Búlgara. O time volta a campo no próximo domingo (17), quando visita o Septemvri Sofia, pela 21ª rodada do torneio.

Restando seis partidas para o término da temporada regular na liga nacional, o Beroe ocupa a quarta posição da tabela, com 36 pontos. A equipe busca garantir uma das vagas na próxima etapa do torneio, que conta com a presença dos seis primeiros colocados da fase anterior. Matheus Leoni ressalta que um bom resultado diante do Septemvri Sofia será fundamental para que o clube se aproxime deste objetivo. “Nossa equipe foi muito bem na primeira metade da temporada e agora chegamos em boas condições para avançar de fase. Aproveitamos bastante o período na Turquia e acredito que chegamos preparados para o primeiro desafio após a pausa de inverno. Um bom resultado diante do Septemvri Sofia será fundamental para as nossas pretensões no campeonato”, concluiu o defensor, que no Brasil atuou por clubes como Athletico Paranaense, Figueirense, Salgueiro, Caxias e Luverdense.