Após dois anos no futebol português, Renato Soares é contratado pelo FC Gonio, da Geórgia, e estreia dois dias depois de chegar ao novo país
quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Foto: Divulgação/AV Assessoria
Após se destacar como um dos melhores meias do Campeonato Goiano de 2023 quando vestiu as cores do Crac, o meia Renato Soares foi contratado logo após o estadual daquele ano pelo Leixões, de Portugal. Desde então, ele não retornou mais ao futebol brasileiro. Renato Soares passou ainda em solo português pelo SC Covilhã e Lusitânia Lourosa.
Na semana passada, Renato Soares foi anunciado pelo FC Gonio, da Geórgia, seguindo assim a sua estadia no futebol europeu. Dois dias depois de chegar ao novo país, o meia já estreou e participou do empate em 2×2, fora de casa, contra o Dinamo Tbilisi. O objetivo de Renato Soares na nova equipe é repetir o feito que conquistou na sua última equipe, o Lusitânia de Lourosa, quando conquistou um acesso. Atualmente o FC Gonio disputa a segunda divisão da Geórgia. “Vim para cá para poder ajudar ao máximo possível e atingir as metas do clube. Queremos subir de divisão e colocar um clube tão novo, que foi fundado em 2021, na primeira divisão de seu país. Sem dúvida, seria algo muito gratificante para mim”, ressaltou o meia.
Renato Soares explicou as principais dificuldades em seus primeiros dias na Geórgia. “É uma cultura totalmente diferente do que eu estava vivendo. A língua, o povo e até mesmo o fuso horário. Em relação ao futebol, achei muito intenso. Os jogos são muito disputados e é preciso disputar cada bola com muita raça. Por isso, é fundamental estar forte fisicamente”, finalizou.