Notícias

Com dois pênaltis defendidos no BR-23, João Ricardo celebra ano especial pelo Fortaleza e mira em 2024 “ainda maior”

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação/Fortaleza

Campeão cearense pela 46ª vez, semifinalista da Copa do Nordeste e finalista da Copa Sul-Americana. Em resumo, este foi o ano do goleiro João Ricardo com a camisa do Fortaleza. Aos 35 anos, o arqueiro caiu nas graças da torcida e do treinador Juan Pablo Vojvoda, a quem atribui o mérito pela ascensão da equipe nordestina nos últimos anos. Embora o Brasileirão ainda não tenha chegado ao fim, a vaga na próxima edição da Sul-Americana já está garantida.

“Foi realmente um ano especial. Vencemos o Campeonato Cearense pela quinta vez consecutiva, sendo a 46ª em geral. Alcançamos a semifinal da Copa do Nordeste, fomos finalistas do segundo torneio mais importante da América do Sul, e tudo isso com o apoio em peso dos torcedores no estádio. Só sinto gratidão”, destacou João Ricardo.

Em outubro, o Fortaleza ultrapassou a marca de 1 milhão de torcedores no estádio em 2023. No duelo contra o Corinthians, válido pela semifinal da Copa Sul-Americana, a Arena Castelão recebeu 60.451 pessoas para assistir a vitória sobre o Timão por 2 a 0, com gols de Pikachu e Tinga. “Nunca vou esquecer aquele jogo, foi marcante. Claro que a gente queria encerrar a campanha com o título, mas tudo que aconteceu no torneio, cada detalhe, ficará marcado. Fortaleza foi o primeiro time nordestino a chegar numa final dessa competição”, lembrou.

Quando questionado sobre o trabalho desenvolvido pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, João Ricardo é categórico ao dizer que o argentino tem boa parcela de responsabilidade pelo sucesso do Tricolor nos últimos dois anos. “Ele é um profissional estudioso, que se preocupa com todos os detalhes do processo. A maneira com que ele lida com os atletas diariamente, o profissionalismo e as orientações pontuais me faz crer que nada disso seria possível sem ele aqui. Somos uma equipe muito unida e com espírito vencedor”, afirmou o goleiro.

Do ponto de vista individual, João Ricardo também brilhou na atual temporada. Ele defendeu dois pênaltis no Campeonato Brasileiro em seis cobranças realizadas. Mas engana-se quem pensa que isso é suficiente para deixá-lo satisfeito. “Eu quero mais e mais, a meta é buscar um 2024 ainda maior. A nossa torcida merece isso, o projeto do clube é promissor. Vamos continuar trabalhando com humildade, perseverança e bastante foco para fazer as coisas acontecerem”, garantiu.

Nesta quarta-feira (06), o Fortaleza viaja a São Paulo para seu último compromisso oficial pelo Brasileirão 2023: encarar o Santos, na Vila Belmiro, a partir das 21h30 (de Brasília). Caso seja novamente titular, João Ricardo fará seu jogo de número 50 com a camisa do Leão neste ano. Mais uma marca expressiva para a carreira do atleta. “Espero que venha muito mais, tenho orgulho de estar aqui”, finalizou.