Notícias

Após defender pênalti cobrado por James Rodríguez, goleiro João Ricardo assume liderança do quesito na Série A

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Foto: Felipe Cruz/FEC

O Fortaleza tem 24 partidas na Série A e cometeu três pênaltis. O que chama atenção é o Leão ainda não teve a sua rede balançada de maneira direta em cobranças de penalidades. Isso deve-se muito pela eficiência neste quesito do goleiro João Ricardo, que atuou em 19 das 24 partidas do tricolor e esteve envolvido nos três jogos em que o Fortaleza cometeu pênaltis: Botafogo, Coritiba e São Paulo.

Com aproveitamento de 100% em não sofrer gol diretamente nas cobranças de pênalti, João Ricardo assumiu de forma isolada da estatística, superando Matheus Cavichioli, do América Mineiro, e João Paulo, do Santos, que em duas oportunidades não tiveram suas metas vazadas de maneira direta após os rivais cobrarem penalidades.

A última defesa de João Ricardo foi especial. Afinal, na noite de ontem (quarta-feira), o Fortaleza superou o São Paulo em pleno estádio do Morumbi por 2×1 e o camisa 1 do Leão defendeu o pênalti cobrado pela estrela mundial: James Rodríguez. “Fico feliz de nenhuma cobrança de pênalti neste Brasileirão ter sido convertida de maneira direta pelos batedores quando estive defendendo. Logicamente, procuro sempre estudar, juntamente com o staff do clube, os principais cobradores dos adversários. Mas, sei também que é muito do momento. Neste último, no chute do James, estava muito focado e fiz uma defesa que foi importante para a nossa vitória”, ressaltou o goleiro.

Embalado por duas vitórias consecutivas contra os gigantes paulistas (Corinthians e São Paulo), o Fortaleza chegou aos 38 pontos e se aproximou do Flamengo, que fecha o G6 com 40 pontos. “Estamos crescendo de produção no momento decisivo da temporada. Almejamos feitos grandes, como novamente colocar o Fortaleza na Libertadores. Por isso, essas últimas duas vitórias foram importantes. Nosso elenco está pronto para fechar de maneira positiva a temporada 2023”, garantiu João Ricardo.

Tendo 537 jogos como profissional, João Ricardo não esconde que vive um período especial. “Recém completei 35 anos e me sinto num dos melhores momentos da minha carreira. Bem fisicamente, tecnicamente e principalmente, psicologicamente, muito mais experiente e ciente das responsabilidades. Quero atingir feitos importantes na minha carreira. Além de uma classificação para a Libertadores, um título continental da Sul-Americana seria fantástico. Temos essa chance e o nosso foco passa a ser agora a partida de ida das semifinais contra o Corinthians”, concluiu.