Notícias

Roger Bernardo concede entrevistas às equipes do Globoesporte.com e do canal Pitaco Palmeirense

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Em abril, o volante Roger Bernardo conversou com os jornalistas Zorzin, Dário Neto e Guilherme do canal no Youtube Pitaco Palmeirense. Na entrevista Roger repassou sua carreira no futebol profissional, desde o início no União São João, em 2000, passando pela estreia no profissional do clube em 2003 até suas passagens pelo futebol alemão, Palmeiras e vários outros grandes clubes do Brasil.

Na Alemanha, onde atuou por oito temporadas, Roger refletiu sobre as diferenças entre o futebol de lá e o brasileiro, apontando a obediência tática como principal diferencial alemão. O volante também falou das diferenças culturais e da dificuldade com a língua, aprendendo o idioma somente após três anos vivendo em território alemão. O jogador ainda descontraiu ao lembrar de como era jogar na neve e da diferença na culinária do país. Ainda na Alemanha, Roger apontou o atacante Robert Lewandowski como o adversário mais difícil de marcar em sua carreira, segundo ele, Lewa é um jogador muito completo e forte.

Roger exaltou sua gratidão em relação ao técnico Leão, que o dirigiu no Palmeiras em 2005 e segundo o atleta, foi muito importante para a sequência de sua carreira. O volante também comentou como foi jogar com ídolos do Palmeiras como Gamarra, Edmundo, Juninho Paulista e o goleiro Marcos. Ponderou ainda sobre a relação com a torcida e revelou gostar da pressão de jogar em times com grande torcida, como Atlético Mineiro e Palmeiras. 

O volante também falou de sua rápida passagem pelo Hapoel Tel Aviv e do difícil dia-a-dia em Israel, por mais que no âmbito esportivo ele elogie o futebol local e diga ter sido uma experiência pessoal importante. Roger também lembrou de sua passagem pelo Atlético Mineiro, em 2017, quando foi titular e colecionou elogios e boas atuações, além de mencionar com carinho o técnico Roger Machado, seu treinador no clube mineiro. Refletiu ainda acerca da mudança no estilo de jogo no futebol nacional, com os técnicos brasileiros buscando referências no futebol europeu e trazendo inovações táticas para o Brasil. 

Por fim, Roger revelou o que espera para o final de sua carreira, buscando terminar seus estudos em Rio Claro, sua cidade natal, e após isso jogar mais dois ou três anos em alto nível no país. Disse também estar se especializando em gestão no futebol através dos cursos oferecidos pela CBF, visando atuar como dirigente após pendurar as chuteiras. 

Clique no player abaixo para assistir à entrevista na íntegra:

Já em outra entrevista, desta vez aos jornalistas João Fagiolo e Hugo Luque do Globoesporte.com de Rio Claro, Roger Bernardo comentou a respeito do bom momento do Rio Claro, clube no qual atuava quando a entrevista foi veiculada, em abril. O volante exaltou a manutenção da preparação física do elenco apesar da paralisação de quarenta 40 dias no Campeonato Paulista e comemorou a vitória no dérbi da cidade, contra o Velo Clube. 

O atleta ainda projetou o confronto diante do Audax, que seria jogado naquela semana, frisando a importância de todas as partidas para a obtenção do acesso à primeira divisão paulista. Para ler a entrevista completa, clique no link.