Notícias

Paulo Ricardo tem espaço na mídia em entrevistas exclusivas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Recentemente o defensor Paulo Ricardo, atleta do KuPS, recebeu espaço na mídia para contar sua experiência na Finlândia. O atleta atendeu os jornalistas André Luiz e Luís Abreu, em uma participação à Rádio Difusora, de Laguna.

Na entrevista, Paulo Ricardo comentou que a proposta realizada pelo KuPS aconteceu no momento certo, destacou o “momento mais especial” vivido na carreira atuando na Finlândia e também a possibilidade de título no Campeonato Finlandês.

Ainda durante esta entrevista, destacou a estrutura disponibilizada, o reconhecimento apresentado e a vontade de buscar objetivos maiores pelo clube finlandês.

Ouça à entrevista completa de Paulo Ricardo à Rádio Difusora clicando no player abaixo:

Já em outra entrevista, desta vez para Jorge Kadowaki, do Canal Outra Liga, no Youtube, Paulo repassou sua carreira no futebol e descontraiu ao contar curiosidades de vestiário de clubes por onde passou.

Ele lembrou de seu começo no Brusque e da ida, ainda enquanto atleta de base, para o Figueirense, onde permaneceu de 2009 à 2012, fazendo, inclusive, sua estreia no futebol profissional. Ele revelou sentir um grande carinho pelo alvinegro e torcer para que a equipe volte a disputar as principais divisões do futebol nacional. 

O zagueiro comentou sobre como se deu sua ida para a Finlândia, através do convite do ex-zagueiro Edson, de quem é amigo. No KuPS, Paulo Ricardo destacou sua proximidade com o atacante Lucas Rangel, que o ajudou em sua adaptação. Paulo também celebrou sua primeira temporada no clube, com a segunda colocação no campeonato local e as partidas diante do Union Berlin, pela Conference League. 

O jogador, que também conta com passagens por Goiás e Santos, afirmou estar feliz atuando fora do Brasil e destacou a possibilidade de poder participar da pré-temporada do KuPS, que começa em janeiro, uma vez que neste ano ele chegou ao time com a temporada já em andamento. Comentou ainda a respeito dos jogos de arena fechada (todos os clubes finlandeses possuem uma arena fechada) durante o inverno finlandês, devido ao frio extremo no país, dizendo ainda não ter atuado em tais condições mas que está ansioso pela nova experiência. 

O zagueiro elogiou também a disputa entre os jogadores do elenco do KuPS para estar entre os titulares, além do trabalho do treinador Simo Valakari, que segundo o zagueiro, não deixa os atletas se acomodarem e sempre tira o melhor de cada um. 

Paulo também avaliou sua experiência anterior em solo europeu, quando aos 22 anos atuou no FC Sion, da Suíça, o que o ajudou a abrir seus horizontes dentro do esporte e que ele considera como uma experiência boa, dizendo sentir saudades. Ele apontou também as diferenças entre o futebol suíço e finlandês, dizendo que na Suíça o jogo é mais físico e intenso, e na Finlândia mais tático e técnico, com maior troca de passes.

Assista à entrevista na íntegra clicando no player abaixo:

Em mais uma entrevista, desta vez já em dezembro, Paulo Ricardo conversou com o jornalista Gustavo Hoffmann, da ESPN. Ele destacou a renovação de seu contrato após sua rápida adaptação ao futebol local e também voltou a frisar sua experiência anterior no futebol europeu.

O zagueiro elogiou a organização e a estrutura do KuPS, além de projetar a temporada de 2022. Falou ainda da arrancada do time após sua chegada e da briga pelo título até a última partida, na temporada passada. Lembrou também de uma curiosidade: ele foi o autor do gol de número 15 mil da história da Veikkausliiga, o campeonato finlandês. Outra curiosidade apontada por Paulo é o uso do inglês como idioma oficial no vestiário do KuPS, facilitando a integração dos atletas estrangeiros com os locais, uma vez que o finlandês é considerado um dos idiomas mais difíceis do mundo.

O zagueiro comentou ainda sobre a boa relação dos jogadores dentro do vestiário e das comemorações após cada vitória. Paulo falou também de sua rotina de treinos e de seu dia-a-dia em Kuopion, cidade onde reside. Ao final da entrevista, ele revelou que seu principal objetivo para a próxima temporada é estar na fase de grupos da Conference League, mas que, além disso, almeja buscar o bicampeonato da Copa da Finlândia e brigar pelo título no campeonato nacional.

Para assistir à entrevista na íntegra, clique no player abaixo:

Também em seu período de férias, Paulo Ricardo foi até os estúdios da Rádio Difusora de Laguna, onde conversou com o jornalista Luís Claudio Abreu, para o programa Jornal da Difusora. Lá, ele pôde ouvir seu gol, o de número 15 mil do campeonato finlandês, com narração em português.

Na entrevista, o zagueiro voltou a celebrar seu momento na Finlândia, sua rápida adaptação e a renovação de seu contrato com o KuPS até o final da próxima temporada. Ele também comparou o calendário do futebol finlandês com o do restante da Europa, apontando que, diferentemente dos demais países europeus, a Veikkausliiga segue o formato anual, com jogos de janeiro a novembro.

Falou também de sua preparação mesmo durante as férias e do sorteio de uma camisa do KuPS realizado no campeonato municipal amador de Laguna. Revelou ainda que busca aproveitar todos os momentos de sua carreira, mesmo naqueles em que não pode jogar, mantendo o foco e buscando sempre melhorar, mas tudo isso sem deixar de aproveitar a companhia de sua família. 

Ouça a entrevista completa de Paulo Ricardo à Rádio Difusora de Laguna clicando no player abaixo: