Notícias

Goleiro Wilson anuncia aposentadoria e aceita convite para ser Coordenador Técnico do Figueirense

segunda-feira, 4 de março de 2024

Foto: Cristiano Andujar/AV Assessoria

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (04), no memorial do estádio Orlando Scarpelli, o goleiro Wilson, que completou 40 anos no último dia 31 de janeiro, anunciou que está “pendurando as luvas”. Ele aceitou o convite do Diretor de Futebol, Marco Aurélio Cunha, e será o novo Coordenador Técnico do Figueirense Futebol Clube.

“Eu vinha amadurecendo a ideia de encerrar a carreira a um tempo, tomei a decisão final do ano passado, e estava aguardando o momento certo para fazer esse anúncio oficial. Comuniquei o Figueirense sobre a minha decisão e recebi o convite do Dr. Marco Aurélio Cunha para integrar o corpo diretivo do clube. Prontamente aceitei o desafio e espero conseguir ajudar o clube fora de campo, assim como consegui ajudar durante todos esses anos embaixo das traves”, revelou Wilson.

Formado em Gestão Técnica no Futebol, pela Universidade do Futebol, e com diversos cursos dentro e fora do âmbito do futebol, Wilson já vinha se preparando para quando deixasse os gramados.

“Eu sempre busquei me atualizar e buscar conhecimento. Sabia que um dia esse momento chegaria e procurei me capacitar para que oportunidades surgissem. Quero seguir me aperfeiçoando e aprendendo cada vez mais”, explicou Wilson.

Sobre o Wilson:

Wilson Rodrigues de Moura Júnior nasceu em Santo André-SP em 31 de janeiro de 1984. Ainda criança, em função da atividade profissional do seu pai, se mudou para o Rio de Janeiro, cidade onde iniciou sua aventura com a bola.

Após seu pai sofrer um grave acidente de carro, vindo a ter que ficar muito tempo em uma cadeira de rodas, saiu de Duque de Caxias para morar na Vila da Penha. No condomínio onde morava, o pai de um de seus amigos sempre montava um time para jogar futsal contra os times do bairro. Em um desses jogos, acabou chamado para jogar pelo Braz de Pina Country Club, com apenas 10 anos.

Logo depois participou de um jogo contra o Coimbra, considerado o melhor time do bairro. Sua equipe venceu por 1 a 0 e foi eleito o melhor em quadra pelas rádios locais, sendo convidado por um olheiro para integrar a equipe do Fluminense.

No período atuando no tricolor acabou conhecendo o amigo Nélio, meia que jogou no Flamengo no início dos anos 2000, e o pai dele (seu Maneco) o levou para fazer um teste no campo. Mesmo sem nunca tinha jogado futebol de campo, teve ótima atuação, inclusive defendendo um pênalti, e acabou aprovado.

Após passar por todas as etapas, acabou chegando ao profissional ao lado dos goleiros Júlio César, um dos seus grandes ídolos, e Diego. Em 2006, buscando oportunidades para poder atuar e ganhar experiência jogando profissionalmente, foi emprestado para o Olaria e Portuguesa-RJ.

Em 2007 surgiu uma grande oportunidade. Anderson Barros, gerente de futebol do Figueirense, que disputava a Série A do Campeonato Brasileiro, o convidou para jogar na equipe catarinense.

Esse seria o início de uma grande história. Sua estreia foi logo num clássico contra o Avaí, no dia 14 de fevereiro de 2007, e o Figueirense saiu vencedor pelo placar de 3×0.

No mesmo ano, o goleiro foi um dos destaques da equipe que surpreendeu o país e chegou à final da Copa do Brasil, sendo superado pelo Fluminense por 1×0 no estádio Orlando Scarpelli, após um empate por 1×1 no primeiro jogo no Rio de Janeiro.

No ano seguinte, Wilson conquistaria seu primeiro título pelo Figueirense sagrando-se campeão catarinense ao superar o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse. Em 2010, conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e em 2011 participou da melhor campanha da história do clube na Série A do Campeonato Brasileiro.

Em 2013, após seis anos no Figueirense e 331 jogos disputados, foi afastado pela diretoria que comandava o clube na época e acabou se transferindo para o Vitória-BA.

Sua estreia foi no dia 15 de maio de 2013, no empate sem gols contra o Salgueiro, pela Copa do Brasil. No mesmo ano, sagrou-se campeão baiano e foi um dos destaques da equipe na Série A daquele ano, que também realizou a melhor campanha de sua história na competição.

Ainda no seu primeiro ano de clube, Wilson se tornou o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube baiano em um mesmo Brasileirão entrando em campo em todas as 38 rodadas superando o meia Elkeson, com 34, e o também goleiro Viáfara, com 33.

No final de 2014, o arqueiro passou pela primeira cirurgia no ombro após sofrer uma lesão no labrum, que é um estabilizador do ombro, na partida contra o Coritiba, pela 35ª rodada da competição.

Pelo clube baiano, Wilson entrou em campo 90 vezes e acabou se transferindo para o Coritiba, em junho de 2015, para reforçar a equipe na Série A.

Com 27 partidas disputadas naquele campeonato, Wilson foi um dos pilares da equipe que escapou do rebaixamento após uma arrancada espetacular.

Wilson também deixou seu nome marcado na história do Coritiba. Pelo Coxa, foram seis temporadas, um título estadual em 2017, e atuações memoráveis, como a disputa de pênaltis contra o Belgrano pela Copa Sul-Americana de 2016.

No final de 2019, Wilson acabou sendo contratado por empréstimo para o Atlético-MG, que disputava o Brasileirão e a Copa Sul-Americana. No Galo foram apenas três jogos antes de retornar ao Coritiba.

Pelo Coxa, foram 296 jogos, sendo o terceiro goleiro e o nono jogador com mais jogos pelo clube paranaense. Além disso, marcou onze gols, sendo o goleiro com mais gols na história do Coritiba, e o goleiro com a menor média de gol em Athletiba, clássico que completou 100 anos recentemente.

Em 2022, por uma decisão pessoal, optou em rescindir seu contrato com o Coritiba e retornar ao Figueirense.

A reestreia aconteceu no dia 18 de abril de 2022 na vitória por 4×1 sobre o Altos-PI com direito a gol de pênalti. Naquele ano, Wilson encerrou a Série C como artilheiro do Figueirense com cinco gols e por pouco não conquistou o acesso à Série B, objetivo do clube naquela temporada.

No final da temporada, Wilson aproveitou as férias para passar por mais um procedimento cirúrgico de correção no ombro direito.

Em 2023, realizou mais 17 jogos pelo clube na Série C e acabou lesionando novamente o ombro que havia lesionado em 2014, numa partida contra o São José-RS, no Rio Grande do Sul.

Ao final da temporada, passou pela sua terceira cirurgia no ombro antes de anunciar sua aposentadoria dos gramados e sua nova função dentro do clube.

Confira números da carreira do goleiro Wilson:

Total de Jogos: 781 (sendo 338 jogos pela Série A do Brasileiro)
Total de gols: 19 (01 de cabeça, 01 de falta e 17 de pênalti)

Figueirense/SC: 373 jogos
Coritiba/PR: 296 jogos
Vitória/BA: 90 jogos
Olaria/RJ: 08 jogos
Flamengo/RJ: 07 jogos
Portuguesa/RJ: 04 jogos
Atlético/MG: 03 jogos