Notícias

‘Dibu Martínez’ do Avaí, goleiro João Vitor defendeu 50% dos pênaltis nas últimas disputas pelo Leão

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Foto: Marlon Costa

A Copa do Mundo do Catar reforçou a importância do goleiro nas penalidades. Com defesas nas quartas de final, contra a Holanda, e na decisão com a França, Emiliano “Dibu” Martínez terminou o Mundial como herói da campeã Argentina.

O Avaí também tem o seu arqueiro pegador de pênaltis. Aos 20 anos, o jovem João Vitor se destaca pela eficiência no momento decisivo. Entre 2020 e 2021, foram duas disputas por penalidades, com oito cobranças contra a sua meta — quatro delas defendidas pelo goleiro. Além dos 50% de aproveitamento, ele ainda condicionou o adversário a chutar na trave uma vez e para fora em outra ocasião.

“Acredito que a eficiência nos pênaltis é uma das minhas qualidades. Sei o quanto isso é importante para os goleiros, é algo que busco trabalhar sempre. Foi muito legal ver um companheiro de posição sendo destaque de um campeão do mundo, como aconteceu com o Emiliano Martínez nessa Copa”, disse o atleta, que recentemente completou dez anos no Avaí.

João Vitor foi herói do Avaí em duas disputas por pênaltis na Copa do Brasil Sub-20, ambas pelas oitavas de final do torneio. Uma na edição de 2020 (vitória sobre o Sport), e outra em 2021 (triunfo sobre o ABC).

“Conseguimos fazer boas campanhas nas últimas edições da Copa do Brasil, especialmente em 2021, quando eliminamos o Palmeiras e fomos semifinalistas. Feliz por ajudar o clube a chegar longe em uma competição tão importante”, concluiu.