Notícias

Após vitória no clássico, técnico Thiago Carpini destaca arrancada do Santo André no “grupo da morte” do Paulistão

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Foto: Gabriel Facchin Dotto/ECSA

Dos quatro grupos do Campeonato Paulista de 2022, o único que possui dois times da Série A na mesma chave é o D com: Santos e Red Bull Bragantino. Além disso, compõem o grupo a Ponte Preta, que está na Série B, e o Santo André, que está na Série D.

Mesmo sendo a equipe com a divisão mais inferior entre os que estão na chave D, o Santo André vem dando mostras nessa largada de Paulistão que pode sim surpreender a todos e, quem sabe, buscar uma vaga na segunda fase do estadual. Na noite de ontem (quarta-feira), o clube do ABC paulista venceu o clássico, em casa, contra o São Bernardo por 1×0. Na estreia, o Santo André buscou um empate importante, fora de casa, diante do Botafogo de Ribeirão Preto. O único revés foi contra o Corinthians por 1×0.

Um dos motivos que explicam a arrancada positiva do Santo André no Paulistão 2022 é ter a beira do gramado um treinador que conhece bem o estadual de São Paulo. Trata-se de Thiago Carpini, que comandou equipes diferentes nas últimas edições da competição. Em 2020, o técnico levou o Guarani até a final do Interior. Já no ano passado, Carpini comandou a classificação da Internacional de Limeira para a segunda fase do Paulistão.

Caracterizado por campanhas sólidas e times com padrão ofensivo de boa posse de bola, Thiago Carpini enalteceu o bom início do Santo André em 2022. “Já tínhamos feito uma boa estreia buscando um ponto importante como visitante. Depois, tivemos um resultado duvidoso contra o Corinthians, quando fomos melhores, mas saímos derrotados. A vitória era questão de tempo e veio num clássico, diante de um rival que não havia sido perdido ainda. Nossa meta inicial é a permanência, mas esse começo positivo faz confiarmos que no desenrolar dos próximos jogos possamos sonhar com coisas maiores”, admitiu o técnico do Ramalhão.

O próximo compromisso do Santo André será no domingo, fora de casa, às 11h, contra o Mirassol. Thiago Carpini está ciente das dificuldades que seus comandados encontrarão. “Jogo fora de casa, após uma sequência de três partidas num curto espaço, tendo pela frente uma viagem desgastante e o compromisso sendo às 11h no calor. Certamente não será tarefa fácil. Ainda mais que enfrentaremos um rival qualificado, acostumado a jogar em seus domínios. Temos que ir lá e pontuar. Se for um empate, diante de todo o cenário complicado já será positivo. Mas só conseguiremos isso competindo muito e tendo equilíbrio”, explicou o treinador.

Com campanhas positivas no Campeonato Paulista, Thiago Carpini explica o segredo do seu sucesso na competição. “É um estadual muito acirrado e que cada ponto precisa ser comemorado. São equipes, na sua maioria, que possuem calendário o ano todo, ou seja, estão inseridas nas quatro divisões do Brasil. Por isso, é preciso escolher bem as peças que vão compor o seu time para que você tenha em campo uma equipe organizada com e sem a bola. O treinador precisa reconhecer as limitações do time que comanda e potencializar aspectos positivos. Outro fator primordial é a gestão de pessoas, que é algo que prezo muito em todo local que eu trabalho. Em resumo, muito trabalho e sempre procurar evoluir como profissional”, concluiu.