Notícias

Com São Paulo líder do Brasileirão, Pedro Smania, coordenador das categorias de base do tricolor, valoriza aproveitamento de atletas revelados no clube

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Foto: Igor Amorim/São Paulo

Militão, Liziero, Luan, Shaylon, Araruna, Paulinho, Brenner, Lucas Kal e Caique. Todos esses jogadores foram utilizados pelo técnico Diego Aguirre nas 17 rodadas iniciais da Série A e ajudaram o tricolor a atingir o topo na tabela de classificação.

Coordenador técnico das categorias de base do São Paulo desde março de 2017, Pedro Smania enaltece o fato de o tricolor ter chegado na liderança do Brasileirão tendo utilizado muitos jogadores formados no clube. “É muito gratificante para nós que trabalhamos na base ver a grande fase do São Paulo no Campeonato Brasileiro e com muitos atletas revelados no clube sendo aproveitados no profissional. Esse espaço que vem sendo dado seja jogando, ficando no banco ou simplesmente participando dos treinamentos do dia-a-dia é algo fundamental no processo de formação do jogador”, explicou o dirigente.

Ainda de acordo com Smania, algo que vem sendo fundamental para esse aproveitamento dos atletas da base é a boa comunicação com o grupo gestor do futebol profissional, que conta com nomes de peso, entre eles: Raí, Lugano e Ricardo Rocha. “Temos um canal aberto e limpo com todos do futebol profissional e, na minha opinião, isso é um dos grandes fatores do sucesso final dentro de campo. Temos sempre um diálogo franco citando quem está apto para reforçar o elenco profissional”, explicou Pedro Smania.

Tendo conquistado títulos importantes desde que chegou ao clube, entre eles: Copa do Brasil Sub-20 e Taça BH Sub-17, Pedro Smania valoriza também o processo de transição que vem sendo executado no São Paulo Futebol Clube. “Temos a visão e a missão na base de entregar ao futebol profissional atletas que possam dar um retorno técnico de acordo com o desejado e é o que tem acontecido. O processo de transição base/profissional tem sido muito bem feito e é um pilar no processo de maturação. Estamos todos felizes, pois conseguimos disponibilizar atletas de alto nível, que é algo no qual prezamos no nosso centro de formação”, finalizou